domingo, 28 de novembro de 2004

Portimonense - Leixões :: Leixões bloqueou ataque algarvio e soube procurar a felicidade

José Gomes apostou numa boa estrutura defensiva, deixando alguns dos seus trunfos ofensivos no banco, e a verdade é que a estratégia deu certo, já que a dupla atacante do Portimonense, os poderosos Mateus e Serjão, raramente tiveram espaços para construir acções de perigo junto à baliza de Baptista. Numa das excepções, Serjão, logo no começo da aventura, atirou a bola à barra. Essa foi, curiosamente, a melhor ocasião dos algarvios durante o primeiro tempo, já que a estrutura defensiva dos leixonenses nunca mais concedeu grandes abébias, demonstrando grande coesão e espírito de sacrifício. No centro do terreno, Rui Duarte começou a exibir alguns dos seus melhores predicados, e, por via disso, à passagem da meia hora de jogo já era o Leixões quem assumia as despesas da partida e detinha maior posse de bola. Corolário desse domínio, Rui Duarte, num excelente remate, obrigou o guardião Nuno Ricardo a mostrar asas para voar, desviando a bola para o poste. Os locais estavam manietados, bloqueados, sem grandes capacidades para furar a teia rubro-branca. António Pacheco queria maior dinâmica, a equipa algarvia deu alguns lampejos, mas Joel, Cleuber e Elvis estiveram sempre muito atentos às movimentações dos atacantes contrários. O Leixões sentiu o toque e veio para cima do seu opositor, saindo reforçado no capítulo das substituições. Dionísio entrou cheio de vontade, João Pedro enervou ainda mais a defesa alvi-negra e, mais tarde, Cadinha ofereceu uma dose deliciosa de perfume ao jogo ofensivo da equipa. Os donos do terreno bem tentavam, mas os leixonenses revelavam-se a formação mais esclarecida dentro das quatro linhas. O prémio (merecido) surgiu já nos descontos da partida.
Cadinha cobrou o pontapé de canto e Elvis, bem lá do alto, fuzilou a baliza algarvia, colocando os adeptos leixonenses em perfeito delírio. Era a última faixa de um «show» de nível elevado.

Ficha de jogo
Liga de Honra 2004/2005
8ª Jornada (3 de Novembro de 2004)
Estádio do Portimonense, em Portimão
Árbitro: Augusto Duarte (Braga)

Portimonense: Nuno Ricardo; Paulo Fonseca, Duka, Rodrigo e Carlos Mota; Barrigana (Marinho, 85); Narcisse e João Paulo (Ailton, 55); Carlos Gomes (Paulinho, 65), Serjão e Mateus
TR: António Pacheco
Leixões: Baptista; Pedro Valente, Cleuber, Elvis e Lourenço; Joel, Leão, Luís Manuel e Rui Duarte (Cadinha, 87); Jorge Gonçalves (Dionísio, 66) e Everson (João Pedro, 50)
TR: José Gomes
Ao intervalo: 0-0 Resultado Final: 0-1
Marcador: Elvis (90+1)

Sem comentários: